Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bcp continua a reduzir a sua pegada ecológica em 2021…

Millennium bcp continua a reduzir a sua pegada ecológica em 2021

Millennium bcp continua a reduzir a sua pegada ecológica em 2021…


Millennium bcp

Destaques ambientais em Portugal em 2021
Em 2021, toda a eletricidade consumida pelo Millennium bcp em Portugal foi 100% verde, num mix de energia produzida pela central fotovoltaica do Banco no Taguspark e de energia adquirida com certificado de origem renovável
Redução do consumo total de ENERGIA nos últimos 5 anos (*)

59,6%
Redução de emissão de GEE (Gases com Efeito Estufa) nos últimos 5 anos

83,0%
Redução do consumo total de ELETRICIDADE nos últimos 5 anos

51,4%

(*) 2016/2021

O Millennium bcp desenvolve uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate e adaptação às alterações climáticas. É assim que a proteção do meio envolvente e da biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a racionalização de consumos, constituem objetivos que integram o essencial da política ambiental do Millennium bcp em Portugal.

É neste contexto que o Banco monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de performance ambiental, que medem a ecoeficiência do Banco no âmbito dos seus principais consumos.

Em termos globais, em 2021, o nível de ecoeficiência do Banco voltou a registar uma evolução positiva, influenciado, no contexto da resposta à pandemia Covid-19, pela manutenção da generalidade dos Serviços Centrais em regime de teletrabalho e da contenção de viagens profissionais, mas também pelo investimento contínuo em novos equipamentos e energias renováveis e da otimização de processos, a que se deve acrescentar o contributo dos Colaboradores, positivamente influenciados nos seus consumos discricionários pelas campanhas internas de divulgação e sensibilização ambiental.


tabela


Em 2021, mesmo sabendo-se que continuamos perante um ano atípico que não aconselha avaliações comparativas com anos anteriores, o BCP, em Portugal, excedeu a generalidade dos objetivos de otimização definidos. Assim, em 2021 e quando comparado com 2020, diminuímos em 17,0% o consumo de Energia (objetivo -7%) e em 31,7% o de Eletricidade (objetivo -5%).

O consumo de água decresceu 15,4%, valor que permitiu exceder o objetivo anual de redução proposto (-7%).

No caso do papel e cartão, manteve-se a tendência de redução, que foi, desta vez, de apenas 1,1%, (objetivo -10%). Já no consumo de plástico, mantem-se uma diminuição expressiva de 31,7% (objetivo -10%), valor que reflete a eliminação de plásticos de utilização única.

A produção de resíduos, com uma variação de 76,6%, resultado de uma destruição mais significativa de arquivo, é o único indicador principal que não reflete a melhoria generalizada do nosso desempenho ambiental enquanto organização.

No âmbito do seu compromisso com a mitigação e adaptação às alterações climáticas, o Grupo BCP também calcula e monitoriza a sua pegada de carbono, participando anualmente no Carbon Disclosure Project (CDP). Na edição de 2021, o BCP obteve a classificação de  "B", banda "Management" ("A-", banda "Leadership", em 2020).

A nível nacional, o Millennium bcp reduziu as suas emissões de GEE (gases com efeito de estufa) em 60,8% quando comparadas com o período homólogo de 2020, com a acentuada diminuição das emissões indiretas (-99,1%), fruto do consumo de eletricidade 100% renovável, a - mais que - compensar o acréscimo verificado nas emissões diretas (13,9%), valor que, no total, permitiu ir muito além da meta de redução aprovada para 2021 (-7%).

Estes resultados, que nos devem motivar a prosseguir políticas – e a assumir práticas diárias – que sustentem uma diminuição continuada dos consumos e do desperdício de recursos, no que constitui a melhor forma de materializarmos o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais no desenvolvimento da atividade, continuam a representar um importante contributo para o esforço de otimização dos custos operacionais, mas fundamentalmente para a mitigação da pegada ecológica do Millennium bcp.

Grupo BCP (Portugal, Polónia e Moçambique)

Também numa visão consolidada - Portugal, Polónia e Moçambique -, conseguimos, mais uma vez, no desenvolvimento da nossa atividade em 2021 e quando comparado com 2020, uma redução significativa no consumo de um conjunto de recursos, dos quais destacamos:

-23% Eletricidade
-9% Materiais
-13% Energia
-22% Água
-22% Gases com efeito estufa (CO2)


Notícias relacionadas:
2021 - Millennium bcp integra o primeiro ranking "Europe's Climate Leaders 2021" do Financial Times e Statista

​​​​​​​​​​​​