Małopolska é a região mais eco-inovadora da Polónia, tendo conquistado a melhor classificação no relatório do Bank Millennium - Millennium Eco-Index - recentemente publicado. Seguem-se as províncias da Pomerânia e da Mazóvia.
“O relatório que vos apresentamos é o resultado de muitos meses de trabalho dos economistas do nosso Banco, de especialistas na área do desenvolvimento sustentável, de representantes da comunidade académica e da administração pública. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros - o Instituto Polaco de Patentes, a Universidade AGH de Ciência e Tecnologia de Cracóvia e a Escola de Economia de Varsóvia - pela sua participação ativa no nosso projeto conjunto“, disse o CEO do Bank Millennium, João Brás Jorge.
O Millennium Eco-Index é um relatório criado pelo Bank Millennium que avalia 16 províncias polacas em termos de potencial de eco-inovação e que apoia o debate sobre a transformação ecológica da economia polaca. Este ano, a metodologia foi atualizada com a inclusão da economia circular.
“As alterações à estrutura do índice introduzidas este ano resultaram numa ligeira alteração da posição de algumas regiões, embora o grupo de líderes se mantenha inalterado. No entanto, a análise do Millennium Eco-Index não deve centrar-se na posição de regiões individuais. Na minha opinião, o grande valor da nossa publicação é a identificação dos pontos fortes e fracos das regiões, o que pode ser uma inspiração e motivação para concentrar recursos em áreas que requerem especial atenção”, explicou o Chief-Economist do Bank Millennium e autor do relatório, Grzegorz Maliszewski.