O Bank Millennium concluiu a subscrição das suas primeiras obrigações verdes. Com um valor nominal de 500 milhões de euros, as obrigações serão emitidas ao abrigo do atual programa EMTN (Euro Medium Term Note) como dívida sénior não preferencial a cinco anos.
“A necessidade de um desenvolvimento económico sustentável e responsável é hoje indiscutível. No Bank Millennium, entendemos como o papel do Banco é crucial nesta área e implementamos de forma consistente os pressupostos da nossa estratégia de negócios, cujo pilar são as atividades ESG. As atividades de apoio à transformação sustentável são muito importantes para as partes interessadas. Vemos isso entre os nossos Clientes, bem como quando analisamos as expectativas do mercado e dos investidores. Decidimos colocar obrigações no valor de 500 milhões de euros, assegurando desta forma o fluxo de fundos para iniciativas verdes que se enquadrem perfeitamente na nossa estratégia e respondam às expectativas dos investidores”, disse o CEO do Bank Millennium, João Brás Jorge.
“Concluímos com sucesso a emissão das nossas primeiras obrigações verdes. Este é mais um marco na implementação da nossa estratégia de reforço do cumprimento de requisitos MREL*. Estamos também muito satisfeitos que a nossa primeira emissão verde tenha despertado forte interesse por parte dos investidores, que subscreveram mais de cinco vezes o montante oferecido “, disse o Vice-Presidente do Conselho de Administração do Bank Millennium, Fernando Bicho.
“Enquanto banco, esforçamo-nos sistematicamente por aumentar o nosso envolvimento na transformação verde da economia. As obrigações verdes permitem angariar capital e investir em projetos novos e já existentes com benefícios ambientais. Os fundos angariados com a emissão de obrigações verdes serão utilizados para financiar e refinanciar edifícios energeticamente eficientes ou projetos relacionados com a produção de energia a partir de fontes renováveis que cumpram os critérios do Green Bond Framework**", acrescentou Magdalena Trzynadlowska, Responsável de Sustentabilidade do Bank Millennium.
*Requisitos MREL têm como objetivo assegurar que os bancos são dotados de fundos próprios e passivos elegíveis suficientes para garantir a sua capacidade de absorver perdas e de se recapitalizar em cenários adversos, assegurando assim a continuidade da sua atividade.
**
Green Bond Framework: define as melhores práticas para a emissão de títulos de dívida que atendem a propósitos sociais e/ou ambientais por meio de diretrizes e recomendações globais que promovem transparência e divulgação, reforçando assim a integridade do mercado.