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ABC Educação Financeira - o dinheiro não cresce nas árvores ou como educar as crianças brincando...


ABC Educação Financeira - o dinheiro não cresce nas árvores ou como educar as crianças brincando...

Gerir dinheiro é uma das principais competências na vida, mas que ninguém ensina. Ao mesmo tempo, quanto mais cedo as crianças começarem a entender os rudimentos do mundo das finanças, melhor preparadas estarão para, no futuro, se moverem em seu redor. Para que a educação financeira possa trazer os resultados esperados, deve ser iniciada logo no jardim-de-infância / ensino pré-escolar.

O que dizem as crianças disto?
- Muitos estudos apontam explicitamente para a existência de uma lacuna na educação das crianças e dos jovens. Algumas destas pesquisas mostram que as crianças em idade pré-escolar não entendem a noção de dinheiro, enquanto crianças de 5-6 anos olham para as compras como um ritual, sem saber que se trata de uma troca de bens por dinheiro. As crianças geralmente pensam que o dinheiro vem de um “buraco na parede” e que não está associado ao trabalho - explicou Paulina Wołosz-Sitarek, membro do Conselho de Administração da Fundação Banco Millennium. O nível médio de competência geral das crianças cresce de uma forma muito rápida. No passado as crianças de 3 anos jogavam com brinquedos, agora usam tablets e outros dispositivos móveis, muitas vezes melhor que os adultos. Estes conhecimentos, no entanto, não levam à compreensão do mundo financeiro.

Educar através de jogos
Responder a esta necessidade é o objetivo do programa “Financial ABC’s” - uma série de aulas gratuitas ministradas em jardins-de-infância distribuídos por toda a Polónia, numa organização da Fundação Bank Millennium. Para chegar a um garoto exigente de um jardim-de-infância, foram criados heróis para as crianças - Sebastian e seus três amigos. Estes personagens cómicos, animados pelas imagens arrojadas de um cartoonista, enchem uma coleção de livros ilustrados com suas aventuras. Os livros fornecem uma explicação simples e fácil de entender sobre os fundamentos do mundo das finanças. Eles falam sobre temas como a origem do dinheiro, o aspeto das moedas e das notas, como usar um cartão de crédito ou o que é e para que serve um banco. - Estamos conscientes de que estes projetos não podem preencher a lacuna educacional identificada nos estudos. Acreditamos, no entanto, que são mais um contributo para que possamos educar os nossos filhos para que se tornem adultos responsáveis - disse Paulina Wołosz-Sitarek.

Como falar sobre dinheiro com as crianças
Em primeiro lugar, com as crianças, é preciso falar sobre dinheiro e o seu valor. As crianças aprendem de maneira diferente da dos adultos. É por isso que devemos aproveitar a curiosidade natural das crianças e o desejo de procurar respostas para questões difíceis.
Procura-se despertar a consciência nas crianças de que o dinheiro não "cresce nas árvores" e que tudo, por pequeno que seja, tem um valor. Um processo de aprendizagem que começa por explicar às crianças que não se pode comprar tudo com uma única moeda e que não existe uma “máquina do dinheiro” que funcione sem parar, tudo com recurso a metodologias de gaming e auxiliares didáticos atrativos para as crianças.

 3 ideias sobre como iniciar a educação financeira em casa
1. Um excelente auxiliar de ensino é certamente um pequeno cofre – feito a partir de uma lata ou caixa; se as paredes forem transparentes, as crianças verão as economias crescerem e estarão mais dispostas a poupar o dinheiro que recebem da família
2. Pocket money (“dinheiro de bolso”) - a criança deve receber algum dinheiro para que possa aprender a gastá-lo, por exemplo como recompensa pela realização de pequenas tarefas como arrumar os brinquedos. Verificou-se que as crianças que recebem dinheiro de bolso entendem de forma mais rápida princípios básicos de economia.
3. Jogar “às compras” pode estimular o desenvolvimento - a gama de produtos da loja pode ser preparada ad hoc usando brinquedos, produtos alimentares ou roupas. O objetivo é que as crianças percebam o que é o dinheiro e entendem que tudo tem um valor.

O "ABC Financeiro" faz parte de um programa mais vasto de educação financeira promovido pela Fundação Bank Millennium e pelos voluntários do Banco. O projeto ganhou o patrocínio do Provedor da Criança e foi implementado em cooperação com a Fundação Verba. Em 2016, foram realizados mais de 200 workshops em 70 jardins-de-infância distribuídos pelo território polaco. Impactou mais de 6000 crianças. - Esperamos que os participantes do programa, quando chegarem à idade adulta – e tendo iniciado a sua educação financeira entre os 4-6 anos - se tornem consumidores financeiros conscientes e informados – sublinhou Paulina Wołosz-Sitarek.

 

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