A realização de investimentos por este produto está sujeita a um processo de seleção que incorpora, em várias etapas, a análise de características ambientais e sociais dos fundos representativos de cada uma das classes/subclasses de ativos. Em primeiro lugar, procede-se à exclusão de fundos que, entre outras características, apresentem um “Morningstar Sustainability Rating” Low, ou seja, que se encontrem no decil mais baixo da sua categoria ao nível da sustentabilidade dos seus investimentos.
Posteriormente, são aferidos os riscos atuais e históricos das carteiras dos fundos em matéria de sustentabilidade através da análise do “Corporate Sustainability Score” e “Sovereign Sustainability Score” disponibilizados pela Morningstar e que pode levar à exclusão de fundos que se venham a demostrar desenquadrados do seu universo. No âmbito do processo de due diligence são formalmente solicitadas informações às entidades gestoras dos fundos que detalhem a forma como os riscos de sustentabilidade são incorporados nas suas decisões de investimento, o método de avaliação dos principais impactos negativos dessas decisões e as medidas planeadas ou os objetivos que estabeleceram com vista a reduzir esses impactos.
Na eventualidade do fundo selecionado apresentar um “Corporate Sustainability Score” superior a 30, o que significa que o seu risco de sustentabilidade é considerado elevado, é elaborada fundamentação complementar justificando a seleção. O eventual investimento nestes fundos será mitigado pelo facto de o produto ter como objetivo atingir um “Corporate Sustainability Score” melhor do que o score médio da categoria Morningstar constituída por produtos com perfil de risco semelhante.
No processo de acompanhamento dos fundos que fazem parte do produto financeiro são regularmente avaliados a gestão de riscos e os impactos de sustentabilidade e solicitadas atualizações das políticas internas das entidades gestoras nesta matéria. A alteração do processo ou estilo de investimento, incluindo alterações ao nível da integração de riscos e monitorização.